top of page

AJA - Ações de Justiça pelos Animais

 

Repórter: Sabrina Rodrigues

bih-rodrigues@hotmail.com

 

A Organização não governamental(ONG) Ações de Justiça pelos Animais (AJA) foi criada no ano de 2011 em Santa Cruz do Sul, RS, e regulamentada em 2012, com a missão de proteger, denunciar abusos, cuidar e divulgar os direitos dos animais. A entidade não recolhe animais, por entender que esta ação não educa a população, além de possibilitar o incentivo ao abandono.

 

Segundo a diretora administrativa Tielli, a organização acredita que o bem-estar animal deve estar conjugado com ações essenciais como: educar, castrar, adotar e punir. Para a diretoria, esta ONG surgiu com a intenção de tornar Santa Cruz do Sul referência no que diz respeito ao bem-estar animal, assim como as cidades de Florianópolis, SC, Bagé e Porto Alegre, RS. Para tanto, realiza atividades de conscientização em diversas escolas.

 

Tielli menciona que a AJA também conta com o apoio e a sensibilidade do Legislativo local. No seu primeiro ano de existência, a organização recebeu o apoio de vereadores e promoveu atividades como a comemoração pelo Dia do Animal, no dia 4 de outubro, além de encontros educacionais em escolas.

 

Com três anos de existência, a ONG AJA mobilizou mais de 8000 crianças e jovens em escolas estaduais e municipais da Região do Vale do Rio Pardo, onde apresenta as diretrizes de seus Projetos Educacionais. A organização defende a possibilidade de praticar ações paralelas, tanto para o bem dos humanos, como dos animais, e acredita que a defesa dos animais é uma questão de saúde pública.

 

Além de encontros em escolas estaduais e municipais, ocorrem ações em escolas particulares e participações da ONG em eventos como o Brique da Praça, na cidade de Santa Cruz do Sul, RS,onde a organização expõe seu trabalho, juntamente com as demais tendas e tem a oportunidade de vender camisetas e acolchoados para animais. A Diretora Administrativa ainda ressalta que ocorrem encontros educacionais na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

 

Em agosto de 2013 a AJA aderiu ao movimento nacional Crueldade Nunca Mais, que luta pelo aumento das penas para os crimes contra os animais no Novo Código Penal. Este movimento, fundado na cidade de São Paulo, SP, une centenas de cidades brasileiras de norte a sul do país mobilizadas simultaneamente. Além da passeata, uma campanha de âmbito nacional visa sensibilizar a sociedade para a causa.

 

Arquivo AJA

 

Imagens

bottom of page